Serviços

PCMSO: Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional.
É um programa de assistência médica, elaborado por médicos do trabalho e implantado nas empresas em benefício dos funcionários, no que diz respeito à promoção, à saúde e prevenção de danos causados por condições de trabalho adversas ou agentes nocivos existentes no meio ambiente. Este programa determina a periodicidade a que devem submeter-se os trabalhadores a exames médicos ocupacionais (admissional, periódico, demissional, etc…) e complementares (laboratoriais, audiometria, RX, espirometria, etc…).

Qual o Objetivo do PCMSO?

Determinar os agentes causadores de doença ocupacional e estabelecer exames complementares que possam detectar, de maneira precoce, o início do processo da doença ocupacional. É uma medicina preventiva. Atende as determinações legais emanadas do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Norma Regulamentadora n° 7.
LTCAT – Laudo Técnico de Condições no Ambiente de Trabalho
É um documento que tem por objetivo realizar uma análise quantitativa e/ou qualitativa da exposição dos trabalhadores aos Riscos Ambientais existentes no ambiente de trabalho da empresa. Entende-se por Riscos Ambientais os existentes no ambiente de trabalho, capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição. Para isso são realizadas medições técnicas e inspeções de segurança nas instalações da empresa.

Qual o Objetivo do LTCAT?

Atender a legislação previdenciária do INSS, decreto n° 3.048 de 06 de maio de 1999, que determina se a função é SALUBRE, INSALUBRE (grau mínimo, médio e máximo) ou PERICULOSA.
TERCEIRIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS TÉCNICOS (MÉDICO, ENGENHEIRO, TÉCNICO EM SEGURANÇA)
Terceirização de profissionais técnicos (médico, engenheiro, técnico em segurança) para acompanhamento de obras e locais de trabalho, perícias trabalhistas, assistentes técnicos judiciais.
PCMAT: Programa de Condições e meio Ambiente de trabalho na Construção Civil.
É um programa que estabelece as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização, que objetivam a implementação de medidas de controle de sistemas preventivos de segurança dos trabalhadores nos processos, nas condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil.

Qual o Objetivo da PCMAT?

Contemplar as exigências contidas na NR 18 (podemos dizer, que substitui o PPRA na Construção Civil).
PPRA – Programa de Prevenção de Risco Ambiental
É um programa, com conteúdo mínimo definido em Lei, de ação contínua, onde se estabelece o mapeamento dos riscos (físico, químico, biológico, ergonométrico e de acidentes) no ambiente de trabalho e as medidas para preveni-los. A elaboração do PPRA baseia-se na aplicação da seguinte metodologia: reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ou medidas de proteção. A realização anual do programa é obrigatória para todas as empresas e o descumprimento desta, pode acarretar penalização de até 6.304 UFIR, aplicada pela Delegacia Regional do Trabalho.

Qual o Objetivo do PPRA?

Preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores e controle de riscos ambientais, em conformidade com a Norma Regulamentadora n° 9.
ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL (ASO)
Atestado Admissional – Para funcionários que estejam ingressando na empresa;

Atestado Demissional – Para funcionários demitidos da empresa;

Periódicos – Exames anual ou bienal para comprovar a manutenção da saúde de seus colaboradores frente aos riscos de sua empresa.
aposentadorias especiais
PARCERIA JURIDICA

Escritorio de Advocacia Especialista em Direito Previdenciário.

Em matéria previdenciária, nosso escritório atua nos diversos Regimes: Regime Geral (INSS), Regime Próprio (servidores públicos) e Previdência Complementar, com colaboradores aptos para orientar tanto os segurados dessas instituições quanto as próprias associações e entidades. Nossos advogados também estão aptos a verificar e orientar os segurados do INSSsobre o melhor momento para suas aposentadorias, atuando tanto na via judicial quanto na via administrativa. Oferecemos serviços como pareceres previdenciários, elaboração de laudos (PPP, LTCAT) para aposentadorias especiais, acompanhamento e requerimento de benefícios no INSS, elaboração de cálculos de tempo de contribuição e de valor de benefício simulado, ajuizamento de ações de revisão, concessão e de restabelecimento de benefícios do INSS
LICENÇA AMBIENTAL
O licenciamento ambiental é um instrumento de caráter preventivo criado para a execução dos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n° 6.938/81), em especial de harmonizar o desenvolvimento econômico e social com a proteção do meio ambiente, promovendo o uso racional dos recursos ambientais (MMA, 2003).

O licenciamento ambiental estabelece as condições, restrições e as medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar atividades ou empreendimentos utilizadores dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação e/ou modificação ambiental.

O processo de licenciamento compreende três fases e as mesmas são implementadas pela CLINISEG como seguem:

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA (LAP): declara a viabilidade do projeto e/ou localização de equipamento ou atividade, quanto aos aspectos de impacto e diretrizes de uso do solo.

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO (LAI): autoriza a implantação da atividade ou instalação de qualquer equipamento, com base no projeto executivo final.

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO): autoriza o funcionamento do equipamento, atividade ou serviço, com base em vistoria, teste de operação ou qualquer meio técnico de verificação.

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO): Determinação da eficiência dos sistemas de controle ambiental, através de laudos laboratoriais dos parâmetros constantes do programa de monitoramento aprovado na LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO – LAI.

ESTUDOS ESPECÍFICOS

EAS - estudo ambiental simplificado
RAP – relatório ambiental preliminar
PCA – plano de controle ambiental
RCA – relatório de controle ambiental
RIVI – relatório de impacto na vizinhança
DIA – declaração de impacto ambiental
LAUDO AMBIENTAL
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Análises de Gases / Vapores / Poeiras / Luminosidade / Ruído e Outros Tipos de Agentes Nocivos do Ambiente de Trabalho dos Colaboradores.
mapa de risco
AUDITORIAS TÉCNICAS
Visitas efetuadas pelo técnico para verificar anormalidade no que se refere a segurança e bem esta dos colaboradores nos setores de produção.
VISITAS TÉCNICAS
Refere-se na medição e avaliação por meio de equipamento referente ao ruído, umidade, luminosidade e temperatura.
TREINAMENTOS
CIPA NR 5 / NR 10 / NR 18 / NR 33 / Trabalho em Altura / Operador de Motosserra / Brigada de Incêndio / Primeiro Socorros / DST / Motivação / Trabalho em Grupo / Liderança / Meio Ambiente / 5 S`s.
EXAMES
Complementares / Laboratoriais / Radiológicos / Audiometria /Espirometria e outros. (CONVENIOS COM LABORATÓRIOS)

Exames – Outros exames conforme a exposição ocupacional dos colaboradores.

Convênios– Com profissionais de diversas áreas da saúde e outras áreas afins.
PGR – Programa de Gestão de Risco
PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
AVALIAÇÕES DE RUÍDOS EM ÁREAS HABITADAS

Laudo técnico comprobatório de tratamento acústico

Conforme a norma NBR 10151 e 10152

AVALIAÇÃO DE AGENTES QUÍMICOS

Medimos e avaliamos a exposição de produtos químicos aerodispersos, como poeiras, fumos, névoas, vapores, neblinas gases no ambiente de trabalho.

AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL À VIBRAÇÃO

Serviço ideal para adequação à legislação NR 09 e NR 15 - Anexo 08 da Portaria 3214/78 do MTE.

Avalie as vibrações dos postos de trabalho e tenha acesso ao relatório técnico para realizar as ações de melhoria para promover a saúde e qualidade de vida de seus trabalhadores.

ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO - AET